quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A BÍBLIA

No livro aos Hebreus no cap. (4) e vers. (12) está escrito:

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Cinco afirmações foram feitas em relação à palavra de Deus (Bíblia).

1) Ela é viva. 2) Ela é a palavra do poder e da criação. 3) Ela penetra, fazendo separação até entre os relacionamentos mais íntimos. 4) Ela é o juiz dos pensamentos mais íntimos. 5) Ela é o agente pelo qual Deus trata diretamente com a criatura.

A prova concludente do amor divino encontra-se no fato de que Deus se revelou ao homem, e esta revelação ficou registrada na Bíblia . Nascida no Oriente e revestida da linguagem , do simbolismo e das formas de pensar tipicamente orientais, a Bíblia tem, não obstante, uma mensagem para a humanidade toda, qualquer que seja a raça, cultura, ou capacidade da pessoa. Contrasta com os livros de outras religiões porque não narra uma manifestação divina a um só homem, mas uma revelação progressiva arraigada na longa história de um povo.
A Bíblia é uma biblioteca de 66 livros escritos por 40 autores num período de 1500 anos, não obstante, nela se desenvolve um único tema, que une todas as partes, a redenção do homem.

O tema divide-se assim:

1 - O antigo Testamento : a preparação do Redentor.
2 - Os Evangelhos : a manifestação do Redentor.
3 - Os Atos : a proclamação da mensagem do Redentor.
4 - As Epístolas (cartas) : a explicação da obra do Redentor.
5 - O Apocalipse : a consumação da obra do Redentor.

O Redentor ==> Jesus Cristo.

O Antigo Testamento dedica-se ao trato de Deus com a raça escolhida. Deus elegeu o povo hebreu com três finalidades: 1) ser depositário de sua Palavra; 2) ser a testemunha do único Deus verdadeiro perante as nações; 3) ser o meio pelo qual viesse o Redentor.

A Inspiração das Escrituras

O que diferencia a Bíblia de todos os demais livros do mundo é a sua inspiração divina. Leia II Timóteo 3.16 "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;".

II Pedro 1.20, 21 “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

A frase "os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" significa que as Escrituras não resultam do trabalho criativo de invenção ou interpretação própria dos profetas. Deus inspirou os escritores, então sua mensagem é autêntica e confiável. Deus usou os talentos, a educação, e a formação cultural de cada escritor (eles não eram robôs sem cérebro); e Ele cooperou com os escritores de forma a assegurar que sua mensagem fosse fielmente comunicada através das próprias palavras que escreveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário